top of page

Após exemplar retornar ao serviço, avião que já ostentou pintura da CBF volta aos céus

PR-GUM, 737-800
PR-GUM ainda com o adesivo da CBF. Imagem: Alexandro Dias via aeronaves.info

Na manhã desta quarta-feira (17), mais um Boeing 737 da GOL Linhas Aéreas voltou aos céus após um longo período fora de operação. A aeronave passou por um processo completo de RTS (Return To Service), conduzido no centro de manutenção da companhia no Aeroporto Internacional de Confins (CNF), em Minas Gerais.


O jato em questão é o PR-GUM, um Boeing 737-800 com número de série MSN 35846 e quase 14 anos de operação. Entregue à GOL em novembro de 2011 e fabricado em Renton (EUA), o avião estava estocado em Confins desde 1º de dezembro de 2023. Ele retornou pouco mais de uma semana após o PR-GGF, que também foi reativado, como mostramos nesta matéria publicada recentemente.


O PR-GUM também é destaque por ter sido um dos três aviões da frota a receber a pintura especial da CBF, fruto da parceria entre a companhia aérea e a Confederação Brasileira de Futebol, entre 2013 e 2024. O avião foi adesivado com o tema “Brasil Futebol” em julho de 2013, e atualmente está descaracterizado sem a logo da CBF, mantendo apenas as cores do antigo visual.


PR-GUM sobrevoando a cidade de Lagoa Santa após sua arremetida. Imagem: Miguel Barbosa
PR-GUM sobrevoando a cidade de Lagoa Santa, após sua arremetida. Imagem: Miguel Barbosa

Como parte do processo de retorno, a aeronave realizou um voo de testes na manhã de terça-feira (16), decolando de Confins às 09h47. O 737 operou nas proximidades de Montes Claros (MG), atingindo até 41 mil pés de altitude. Na fase final do teste, desceu a 15 mil pés e realizou uma arremetida, manobra comum nesse tipo de verificação. O pouso ocorreu às 12h28, novamente em Confins, de onde seguiu para ajustes finais no hangar.


A estreia oficial na malha da GOL está prevista para esta quinta-feira (18), no voo G3 1311, com partida de Confins (CNF) às 06h55 e chegada em Congonhas (CGH) às 08h30.


O voo pode haver alterações ou cancelamentos


O PR-GUM já havia sido citado na nossa lista atualizada de aeronaves estocadas da GOL, publicada há pouco tempo, que detalha os aviões fora de operação e seus respectivos status.


Confira o replay do voo de testes do PR-GUM através da tela abaixo:



bottom of page