top of page

“O 777X irá substituir todas as rotas do A380”, afirma CEO da Emirates, mas entrega segue indefinida

Imagem: kauanspotter via aeronaves.info
Imagem: kauanspotter via aeronaves.info

A Emirates ainda não tem uma data concreta para receber seus novos Boeing 777X, mas já definiu o papel desses jatos em sua frota: substituir o icônico Airbus A380. Sendo a maior operadora do superjumbo, a companhia planeja manter o modelo em operação por mais alguns anos, mas sua aposentadoria está prevista para a próxima década.


Os planos da Emirates para a renovação de sua frota esbarram nos sucessivos atrasos da Boeing, que deveria ter entregado os primeiros 777X há mais de cinco anos. Atualmente, a previsão mais otimista aponta para 2027, mas a companhia ainda não recebeu uma confirmação oficial da fabricante. Em entrevista ao jornalista Kurt Hofmann, do portal Sam Chui, o CEO da Emirates, Tim Clark, expressou sua frustração com a situação.


“Obviamente, eles irão substituir todas as rotas do A380, mas com 200 assentos a menos do que voamos hoje. Ele será a espinha dorsal para a frota de longo curso, e o trabalho da Boeing precisa ser feito“, destacou Clark. Segundo ele, a empresa gostaria de ter uma previsão concreta para a chegada dos novos jatos, mas ainda não recebeu essa segurança da Boeing.


Diante desse cenário, a Emirates tem investido bilhões de dólares para manter sua frota atual em alto nível operacional. A ideia é garantir que suas aeronaves mais antigas continuem oferecendo o padrão de qualidade exigido pela companhia até que os novos modelos entrem em serviço.


Além do 777X, a Emirates também analisa a possibilidade de incorporar o Airbus A350-1000 à frota. No entanto, a empresa aguarda um maior amadurecimento do motor Rolls-Royce Trent XWB-97, que equipa essa versão do jato.


“Se o XWB-97 atingir 2.000 horas ou mais em operações comerciais no A350-1000, mostrando a estabilidade e a resiliência que precisamos, vamos considerá-lo“, afirmou Clark, sugerindo que a aeronave poderia complementar a frota de longo curso ao lado do 777X.


Com decisões estratégicas de grande impacto à frente, a Emirates segue atenta aos desenvolvimentos da Boeing e da Airbus para definir seu futuro no mercado global de aviação.



 
 
bottom of page