top of page

5° voo de deportados dos EUA do ano já está programado para vir ao Brasil

Poucos segundos antes da decolagem da aeronave que trouxe os deportados poucas horas antes. Imagem: Ricardo Morgan
Poucos segundos antes da decolagem da aeronave que trouxe os deportados poucas horas antes. Imagem: Ricardo Morgan

Em 2025, o governo dos Estados Unidos segue com um ritmo acelerado de voos para deportação de cidadãos brasileiros que se encontram em situação irregular no país. Até o momento, já foram realizadas quatro operações, e a quinta está programada para a próxima semana, conforme informações do sistema de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


A empresa contratada para realizar a deportação continua sendo a Global Crossing Airlines (GlobalX), que desde 2023 faz voos de deportação ao Brasil partindo dos EUA, desta vez a companhia utilizará um Airbus A320 com capacidade para 180 passageiros para essa operação. O voo GXA-6160 está marcado para decolar de Alexandria, EUA, na sexta-feira, 14 de março, às 23h00 (horário de Brasília). O voo fará uma escala de reabastecimento em Porto Rico e seguirá até o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), com pouso previsto para o sábado, 15 de março, às 09h10.


Após o desembarque dos deportados, o voo de retorno GXA-6161, partindo de Fortaleza para os Estados Unidos, está programado para o domingo, 16 de março, com decolagem às 09h00, transportando de volta apenas o pessoal norte-americano.


Essas operações fazem parte do esforço contínuo dos Estados Unidos para repatriar cidadãos que entraram ilegalmente no país, que não têm autorização para permanecer ou que foram condenados por crimes ou considerados uma ameaça à segurança nacional, de acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA.



 
 
bottom of page