Airbus A340 de estatal venezuelana volta ao Brasil pela terceira vez para buscar insumos médicos
- Miguel Barbosa

- há 6 dias
- 2 min de leitura

O Airbus A340-200 da Conviasa, de matrícula YV1004, voltou mais uma vez ao Brasil nesta segunda-feira (20), repetindo uma operação que já começa a virar rotina. Esta é a terceira visita recente da aeronave ao país com o mesmo objetivo: o transporte de suprimentos médicos para a Venezuela.
A aeronave partiu de Caracas (CCS) durante a madrugada, no voo VCV7560, decolando à 01h23 e pousando no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) às 07h03, após um voo de aproximadamente 5h40.
O jato envolvido é um Airbus A340-2000 fabricado em 1993, com 32 anos de operação, sendo um dos exemplares mais antigos ainda em serviço.
Após o período de solo em Guarulhos, a aeronave partiu no voo VCV7561 à 16h51, retornando a Caracas, novamente transportando os insumos médicos.
Segundo informações divulgadas na semana anterior pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essas aeronaves têm sido utilizadas para o transporte de insumos médicos, com foco especial em materiais destinados a tratamentos de diálise. Ainda de acordo com o ministro, os itens transportados fazem parte de uma doação brasileira, que totaliza cerca de 100 toneladas de carga.
Vale destacar que essa não é a primeira vez que o Brasil atua como ponto logístico para esse tipo de operação. Em 24 de dezembro, 10 e 16 de janeiro de outros voos semelhantes já haviam sido realizados entre o Brasil e a Venezuela, levando o mesmo tipo de material médico.
Essas missões ocorrem em um contexto específico do cenário internacional. Com a suspensão dos voos da TAP Air Portugal para a Venezuela, motivada pelo início de operações militares dos Estados Unidos no Caribe, diversas companhias estrangeiras interromperam suas rotas para o país. A TAP era a empresa responsável pelo transporte regular desses insumos e, com o cancelamento da rota, o Brasil passou a assumir o papel de entreposto logístico.









