Avion Express Brasil conclui voos de certificação e aguarda aprovação final DA ANAC
- BRASIL AVIATION • Miguel Barbosa
- 31 de jan. de 2025
- 2 min de leitura

A Avion Express, subsidiária do Grupo Avia Solutions, finalizou com sucesso os voos de certificação, última etapa antes da obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA) no Brasil. Agora, a empresa aguarda a emissão oficial do documento pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que permitirá o início de suas operações no país.
Em comunicado, a companhia celebrou a conquista e agradeceu à equipe envolvida:
“Estamos animados em compartilhar que concluímos com sucesso os voos de certificação, a etapa final do processo de obtenção do COA da Avion Express Brasil. O próximo passo? Receber oficialmente nosso COA, abrindo caminho para o início das operações no Brasil. Um enorme agradecimento à nossa dedicada equipe que tornou essa jornada possível. Fiquem atentos para mais atualizações emocionantes à medida que nos aproximamos do nosso lançamento oficial!”
Como informado pela Brasil Aviation, os voos de certificação foram realizados com um Airbus A320, de matrícula PR-MLD o mesmo da imagem fornecida por Gabriel Fernandes, iniciando no dia 27 de janeiro. A aeronave partiu da base de manutenção em São José dos Campos (SP) e foi reposicionada para Campinas/Viracopos (SP), passando pelos aeroportos de Salvador (BA), Rio de Janeiro/Galeão (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte/Confins (MG), Brasília (DF) e Florianópolis (SC). Após concluir os testes, retornou a São José dos Campos no dia 30 de janeiro.
Os voos de certificação são um requisito fundamental para garantir que a companhia atende aos padrões operacionais e regulatórios exigidos pela ANAC. Com essa fase concluída, a Avion Express Brasil está prestes a se tornar oficialmente uma operadora aérea no país.
Diferente das companhias tradicionais, a Avion Express Brasil atuará no modelo ACMI, ou seja, alugando aeronaves para outras companhias aéreas, incluindo tripulação, manutenção e seguro. Essa operação visa ampliar a oferta de capacidade aérea para empresas no Brasil e no exterior.









