Azul amplia sua malha internacional com voos diretos para Porto e Montevidéu
- Miguel Barbosa • Brasil Aviation

- 26 de fev.
- 2 min de leitura

A Azul Linhas Aéreas anunciou duas novas rotas internacionais partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), em Campinas (SP). A partir de junho, a companhia iniciará voos diretos para Porto, em Portugal, e, em julho, para Montevidéu, no Uruguai. Com essas novas operações, a Azul reforça sua presença no mercado internacional e amplia a conectividade para passageiros de todas as regiões do Brasil.
A rota entre Campinas e Porto começará no dia 1º de junho, aproveitando a temporada de verão europeu. Os voos serão operados três vezes por semana (terças, quintas e domingos) em aeronaves Airbus A330neo, configuradas para 298 passageiros, incluindo 34 assentos na classe executiva.
A Azul já opera voos diretos entre Campinas e Lisboa, e a nova conexão para Porto oferecerá mais opções para brasileiros que desejam viajar para Portugal e outros destinos na Europa.
Horários dos voos Campinas (VCP) – Porto (OPO):
Campinas → Porto: saída às 20h30, chegada às 10h25 (+1) (terças, quintas e domingos)
Porto → Campinas: saída às 13h10, chegada às 19h05 (segundas, quartas e sextas)
Montevidéu: mais uma opção internacional na malha da Azul
A partir de 1º de julho, a Azul iniciará voos diretos para Montevidéu, com cinco frequências semanais. A operação será realizada com os modernos jatos Embraer E2, que possuem capacidade para 136 passageiros.
Essa nova rota promete fortalecer o turismo e os negócios entre Brasil e Uruguai, proporcionando mais uma alternativa de viagem rápida e confortável para os passageiros que utilizam Viracopos como hub de conexões.
Horários dos voos Campinas (VCP) – Montevidéu (MVD):
Campinas → Montevidéu: saída às 09h00, chegada às 12h15 (diário, exceto quartas e domingos)
Montevidéu → Campinas: saída às 13h30, chegada às 16h00 (diário, exceto quartas e domingos)
Com a inclusão desses novos destinos, a Azul amplia sua presença global e reforça Campinas como um dos principais hubs aéreos do Brasil. Atualmente, a companhia já oferece voos internacionais para Lisboa, Paris, Orlando e Fort Lauderdale a partir de Viracopos.
Segundo César Grandolfo, gerente sênior de Relações Institucionais da Azul, a conectividade oferecida pelo aeroporto paulista é essencial para atender passageiros de todo o Brasil.
"A Azul estruturou um modelo de conectividade em Viracopos que atende a Clientes do interior de São Paulo e de todos os estados do Brasil. Agora, quem voar com a gente terá uma nova porta de entrada para a Europa e outra para o Uruguai", destacou Grandolfo.
Além disso, a expansão da malha internacional da Azul se alinha às iniciativas do Governo de São Paulo para fortalecer o setor aéreo. No mês passado, o governo estadual prorrogou a redução da alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação para 12%, incentivando o aumento de frequências e o tempo de permanência das conexões em São Paulo.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também celebrou a novidade. "Temos certeza de que estas novas frequências serão um sucesso", afirmou Maria Fan, diretora comercial do aeroporto.
Com essa expansão, a Azul reafirma seu compromisso em oferecer mais opções de voos internacionais e consolidar Campinas como um importante centro de conexões aéreas no Brasil.









