Boeing 727 da Air Class fará um voo para o Brasil.
- BRASIL AVIATION • Miguel Barbosa
- 21 de jan.
- 1 min de leitura

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro (RJ), está programado para receber, nesta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, um voo não regular operado por um clássico trijato Boeing 727-200F. A operação será conduzida pela empresa uruguaia Air Class, que foi contratada para realizar um transporte de carga internacional.
Conforme informações do sistema de voos planejados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave partirá de Montevidéu, no Uruguai, às 22h00, no voo QCL-8767, com previsão de chegada ao Galeão por volta das 00h30. Após o desembarque da carga, o Boeing 727 retornará à capital uruguaia às 03h00 no voo QCL-7522. Vale destacar que os horários podem sofrer alterações ou cancelamentos, dependendo da necessidade dos envolvidos na operação.
A Air Class opera dois exemplares do Boeing 727-200F, registrados como CX-CAR e CX-CLC, com idades de 45 e 42 anos, respectivamente. Embora essas aeronaves tenham saído de produção há décadas, continuam sendo uma presença nostálgica e eficiente em missões específicas, como transportes de carga.
Este serviço entre Montevidéu e o Rio de Janeiro não é regular, mas tem ocorrido com certa frequência. Em 2024, foram realizadas 12 operações semelhantes, algumas concentradas em meses específicos.
Essa visita do Boeing 727 ao RIOgaleão é uma oportunidade rara para os entusiastas da aviação conferirem de perto um dos últimos trijatos ainda em operação comercial na América do Sul.









