top of page

Boeing 737 da GOL chama a atenção por voar parcialmente descaracterizado no Brasil

PR-VBK 737 800 GOL
PR-VBK - Imagem: Alisson Vilela

Um Boeing 737-800 da GOL Linhas Aéreas, vem chamando a atenção ao operar voos pelo Brasil com a fuselagem parcialmente descaracterizada. A aeronave não exibe a tradicional marca da companhia em grandes dimensões ao longo da fuselagem, mantendo apenas a pintura padrão na cauda e uma pequena logo da companhia nacional fuselagem do avião.


O jato em questão é o PR-VBK (MSN 34271),que realizou, no dia 12 de dezembro, um voo entre Belo Horizonte/Confins (CNF) e Santiago (SCL), já vinculado à NG Servicios Aéreos, empresa chilena pertencente ao Grupo Abra, controlador da GOL e da Avianca. Para viabilizar essa operação, a aeronave recebeu temporariamente a matrícula chilena CC-DNU, em um processo de natureza administrativa e operacional.


Posteriormente, em 2 de janeiro, a aeronave retornou ao Brasil em um voo SCL–CNF, passando então a operar novamente com sua matrícula brasileira PR-VBK.


Até o momento, os planos do Grupo Abra para a NG Servicios Aéreos seguem pouco claros. O grupo informou apenas que a nova empresa foi criada para atuar em operações charter e ACMI (aeronave, tripulação, manutenção e seguro), atendendo tanto companhias do próprio grupo quanto terceiros, além de explorar atividades de leasing e operações não regulares no mercado sul-americano.


Também chama atenção a sequência de registros e movimentações da aeronave, com transferência temporária para o Chile, permanência no país e posterior retorno ao Brasil em um intervalo relativamente curto. Por ora, o cenário permanece indefinido, e apenas os próximos passos do Grupo Abra deverão esclarecer o real papel da NG Servicios Aéreos e do Boeing 737-800 envolvido.

bottom of page