top of page

Cuiabá amplia voos nacionais e se prepara para rotas internacionais após reforma no aeroporto

Airbus A320neo da Azul, imagem: Heitor via aeronaves.info
Airbus A320neo da Azul, imagem: Heitor via aeronaves.info

Após sua modernização e internacionalização em 2024, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá (MT), ampliará sua malha aérea, passando de 15 para 19 destinos diretos a partir de fevereiro. Além de novas rotas, haverá um aumento de frequências para Brasília, segundo a Centro-Oeste Airports (COA), responsável pela gestão de quatro aeroportos em Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta.


A partir de 1º de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas oferecerá voos diretos de Cuiabá para Porto Velho (RO) e São José do Rio Preto (SP). Essas rotas, antes sazonais, serão fixadas com uma operação semanal: aos sábados, no trecho São José do Rio Preto/Cuiabá/Porto Velho, e aos domingos, no sentido contrário. Outra novidade é a ligação direta com Maceió (AL), a partir de 15 de março, com voos aos sábados. Neste verão, a Azul também operou voos extras para Porto Seguro (BA) nos dias 2 e 25 de janeiro, mas essa rota não será mantida após o período de alta temporada.


Já a GOL Linhas Aéreas anunciou uma nova rota direta de Cuiabá para o Rio de Janeiro, pelo Aeroporto do Galeão, com três frequências semanais a partir de abril. Além disso, a companhia aumentará os voos de Cuiabá para Brasília, de 7 para 10 por semana, e terá voos diários para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.


Por outro lado, a LATAM não prevê a inclusão de novos destinos partindo de Cuiabá.


Atualmente, os quatro aeroportos administrados pela COA operam cerca de 2.254 voos por mês. De Cuiabá, há rotas regulares para Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Garças, Sinop, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Congonhas, Guarulhos, Campinas, Belo Horizonte e Curitiba. Sinop conta com voos para Cuiabá, Brasília, Guarulhos e Campinas, enquanto Rondonópolis tem rota para Campinas, e Alta Floresta se conecta a Cuiabá.


César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, destacou a necessidade de ampliar as conexões aéreas do estado. Atualmente, Cuiabá tem voos diretos para apenas 9 das 26 capitais brasileiras, o que limita o acesso de turistas e prejudica a população local. Segundo ele, aumentar o número de voos, especialmente internacionais, é essencial para fortalecer o turismo e a economia do estado, que possui atrações como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.


“O incremento de rotas é fundamental para atrair mais turistas e gerar impacto positivo em setores como hospedagem, alimentação, transporte e comércio. Voos internacionais podem consolidar o estado como um importante polo turístico global”, afirmou Miranda.


A concessionária COA também informou que está em negociações com companhias aéreas para viabilizar mais rotas, aproveitando o novo status internacional do aeroporto. As discussões ainda estão em andamento.


Informações do Governo do Mato Grosso

 
 
bottom of page