Ex-IndiGo, A320neo chega ao Brasil para ser integrado à frota da LATAM Chile
- Miguel Barbosa

- 3 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

Chegou ao Brasil na quinta-feira, 1º de agosto, um novo Airbus A320neo que será incorporado à frota da LATAM Chile. O jato pousou em Fortaleza após uma longa jornada de traslado a partir do Oriente Médio, marcando mais um passo na renovação de frota do grupo LATAM. A aeronave foi registrada pelo fotógrafo e entusiasta da aviação Rafael Rabelo, que acompanha regularmente a movimentação no Aeroporto de Fortaleza.
Fabricado em 2019, o CC-BHQ possui cerca de 6,3 anos de operação e tem o número de série MSN 08771. Originalmente entregue à companhia IndiGo, da Índia, operava sob a matrícula VT-IZR. O jato voou regularmente por quase quatro anos, até ser retirado de serviço em março de 2023, permanecendo estocado por um longo período antes de ser adquirido pela LATAM em 2025.
Antes de chegar ao Brasil, a aeronave esteve armazenada em três localidades diferentes entre 10 de janeiro e 16 de julho deste ano. O traslado para a América do Sul teve início no dia 29 de julho, com o seguinte trajeto:
30/07 – Muscat (MCT) para Barcelona (BCN) – LA9951
01/08 – Barcelona (BCN) para Fortaleza (FOR) – LA9954
02/08 – Fortaleza (FOR) para São Carlos (QSC) – LA9953
Equipado com motores Pratt & Whitney PW1100G, o CC-BHQ segue o mesmo padrão técnico dos demais A320neo operados pela LATAM. Mesmo sendo uma unidade usada, apresenta boas condições estruturais e operacionais, características fundamentais para sua integração ao serviço comercial.
A expectativa é que o jato passe por processos de nacionalização e padronização em São Carlos antes de iniciar os voos regulares nas próximas semanas.









