top of page

LATAM Antecipa Operações em Ribeirão Preto e Fernando de Noronha Após Suspensão da VoePass

Imagem; spotter_migz via aero
Imagem; spotter_migz via aero

A LATAM Airlines anunciou a antecipação do início de seus voos próprios para Ribeirão Preto (SP) e Fernando de Noronha (PE). A decisão veio após a suspensão das operações da VoePass, visando garantir a conectividade e atender à demanda dos passageiros. A medida contou com a colaboração do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil e, no caso de Fernando de Noronha, também com o apoio do Governo de Pernambuco.


Inicialmente programada para estrear no final de março, a LATAM já começou a operar voos diários entre Guarulhos e Ribeirão Preto a partir de 18 de março. Até o dia 31, a rota contará com uma frequência diária, utilizando aeronaves Airbus A319 e A320. A partir de 31 de março, a empresa expandirá sua presença na cidade, oferecendo dois voos diários entre Congonhas e Ribeirão Preto.


Os voos de Guarulhos terão cerca de 50 minutos de duração, partindo do aeroporto às 12h15 e retornando de Ribeirão Preto às 13h45. Já os voos que partirão de Congonhas a partir de 31 de março terão duração média de uma hora, decolando às 8h05 e às 17h40 de São Paulo, e retornando de Ribeirão Preto às 10h05 e às 19h25.


As passagens já estão disponíveis no site oficial da LATAM e demais canais de venda.


Como dito pela Brasil Aviation anteriormente, a LATAM iria fazer os voos próprios para Fernando de Noronha a partir de Maio também foram adiantados e começam no dia 19 de março, conectando a ilha com Recife três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras). A partir de abril, a operação será ampliada para quatro frequências semanais, e em maio, a LATAM dará início a voos diretos entre Guarulhos e Noronha, cinco vezes por semana.


As viagens entre Recife e Fernando de Noronha terão aproximadamente 1h10 de duração e serão operadas por aeronaves Airbus A320. Em abril, os horários serão ajustados, com decolagens de Recife às 13h20 e retorno de Noronha às 16h25. Já os voos de Guarulhos para Fernando de Noronha, que começam em maio, terão duração de cerca de 3h50, partindo às 7h40 e retornando da ilha às 13h15.


As passagens também já podem ser adquiridas através dos canais oficiais da LATAM.


Além da ampliação da malha aérea, a LATAM reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao incluir Fernando de Noronha no seu Projeto Ilhas. A iniciativa tem como objetivo garantir que todos os resíduos gerados nos voos sejam coletados e destinados corretamente fora da ilha. Esse programa já foi implementado em destinos insulares como San Andrés (Colômbia), Galápagos (Equador) e Ilha de Páscoa (Chile).


A companhia também pretende reduzir o uso de plásticos descartáveis nos voos para Fernando de Noronha, substituindo-os por materiais biodegradáveis ou reutilizáveis sempre que possível. Os passageiros que desembarcarem na ilha receberão informações sobre as regras ambientais locais e orientações sobre a preservação da biodiversidade.


Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, resultado da incorporação de 25 novas aeronaves. Em 2025, a empresa espera expandir sua oferta doméstica em até 8%. Além de Ribeirão Preto e Fernando de Noronha, a LATAM já confirmou a estreia de voos regulares para Pelotas (RS) ainda neste semestre.


No mercado internacional, a companhia segue sendo a líder em conectividade no Brasil, com voos para 90 aeroportos ao redor do mundo. Em 2024, novas rotas foram adicionadas, como Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já foi anunciada a nova rota Fortaleza-Lisboa, prevista para a alta temporada.


O crescimento da LATAM também se reflete no número de colaboradores. Nos últimos dois anos, a companhia aumentou sua equipe em 14%, alcançando um total de 20,5 mil funcionários no Brasil. Além disso, a empresa lançou a Escola LATAM, um programa de capacitação para profissionais da aviação, e segue contratando novos tripulantes.


Com investimentos contínuos, ampliação de rotas e um compromisso com a sustentabilidade, a LATAM se mantém como a principal companhia aérea do Brasil, liderando tanto no mercado doméstico quanto no internacional.

 
 
bottom of page