LEVU Air Cargo deve receber mais dois Airbus A321
- Miguel Barbosa
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A LEVU Air Cargo, companhia brasileira especializada em transporte de cargas, deve receber em breve dois novos Airbus A321 convertidos para cargueiros (P2F – Passenger to Freighter). Ambas as aeronaves aguardam integração à frota nacional.
O PR-LVL, com série MSN 1681, tem chances de ser o primeiro a ser entregue ainda em 2025. Atualmente, a aeronave está no Aeroporto de Tucson (TUS), Arizona (EUA), registrada como VP-CTU, em fase final de preparação para a entrega à LEVU. Originalmente entregue à espanhola Iberia, o avião operou por quase duas décadas antes de ser retirado de serviço em 2023. Foi então armazenado no Aeroporto de San Antonio (SAT) até setembro de 2024, quando passou pela conversão para cargueiro. Desde então, aguarda traslado para o Brasil.

Já o PS-LVC, Airbus A321 com série MSN 1713, foi originalmente entregue à TAP Air Portugal. Após ser retirado de operação entre 2020 e 2022, foi devolvido à lessora para conversão. Em 2023, passou a operar pela SmartLynx Malta até agosto de 2024 e, desde maio de 2025, está armazenado no Aeroporto Internacional de Riga (RIX). A aeronave atualmente está sem pintura, devendo receber nova pintura e matrícula em breve.
A companhia já opera outro Airbus A321 P2F, o PS-LVU, que está em manutenção no Aeroporto de São José dos Campos (SJK). A aeronave foi arrendada da Cross Ocean Partners e realizou seu primeiro voo de Viracopos (VCP) para Manaus (MAO) em outubro de 2024. Entre dezembro de 2024 e maio de 2025, o PS-LVU ficou armazenado no Aeroporto de Manaus (MAO), devido a dificuldades financeiras enfrentadas pela LEVU. A aeronave retornou a SJK em maio de 2025. O PS-LVU ostenta pintura mista com as cores da DHL, parceira estratégica da LEVU Air Cargo.
A BrasilAviation.info segue acompanhando de perto a chegada e os movimentos dessa frota, trazendo informações exclusivas para entusiastas e profissionais do setor.
Comments