top of page

Para buscar político na Venezuela, A319 Tcheco faz passagem pelo Brasil; veja imagens e assista ao vídeo

A319CJ pousando em Fortaleza - Imagem: @mikeoscasierracharlie
A319CJ pousando em Fortaleza - Imagem: @mikeoscasierracharlie

Uma rara aparição de uma aeronave militar europeia foi registrada no Brasil nesta semana. O Airbus A319CJ da Força Aérea da República Tcheca, de matrícula 2801, realizou pousos em aeroportos brasileiros durante uma operação internacional com destino à Venezuela.


A aeronave foi registrada entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2026 no Aeroporto Internacional de Manaus (AM) e no Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, em vídeo publicado pelo canal parceiro Plane Spotters Manaus HD e por spotters locais que enviaram imagens ao BrasilAviation.Info. O jato executivo militar chamou a atenção de spotters e entusiastas por se tratar de um modelo pouco comum de ser visto operando em território brasileiro.


Assista ao vídeo do A319 tcheco fazendo passagem por Manaus:



Segundo informações apuradas pelo BrasilAviation.Info o A319CJ, de matrícula 2801 partiu de Praga, na República Tcheca, realizando escalas na Ilha do Sal, em Cabo Verde, em Fortaleza (CE) e posteriormente em Manaus (AM), antes de seguir para Caracas, na Venezuela. As paradas no Brasil tiveram caráter técnico, provavelmente para reabastecimento e checagens operacionais.


A missão teve cunho diplomático e humanitário. A aeronave foi enviada para buscar o cidadão tcheco Jan Darmovzal, de 35 anos, que estava detido na Venezuela desde setembro de 2024. Ele foi preso sob acusação de envolvimento em um suposto complô para assassinar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.


De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da República Tcheca, além de Darmovzal, cidadãos de outros países europeus também foram libertados, incluindo nacionais da Albânia, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, Romênia e Ucrânia. O Airbus A319CJ seria responsável por transportar todos os libertados de volta à Europa.

bottom of page