ANAC encerra operações comerciais da Voepass definitivamente
- Miguel Barbosa
- 25 de jun.
- 1 min de leitura

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiu, nesta terça-feira (24), pela retirada do Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, empresa do grupo Voepass. A decisão foi tomada após a identificação de falhas repetidas no sistema de manutenção da companhia.
Com isso, a Voepass está oficialmente impedida de operar voos comerciais. A medida também inclui multa de R$ 570,4 mil.
O encerramento da autorização acontece após uma operação de acompanhamento iniciada em 2024, após o acidente de uma aeronave da empresa, o ATR 75-500 registrado como PS-VPB em 9 de agosto do ano passado. Desde março de 2025, a Voepass já estava com suas atividades suspensas pela ANAC.
Durante esse período, a ANAC observou falhas em tarefas de manutenção consideradas obrigatórias, que deveriam passar por uma checagem feita por outro profissional, como forma de garantir a segurança. Mesmo após alertas da ANAC, os problemas voltaram a acontecer em outras aeronaves da frota.
Segundo a Agência, esse cenário indica que os controles internos da empresa deixaram de funcionar corretamente, comprometendo a segurança das operações. A retirada do COA encerra o processo iniciado com a suspensão cautelar e confirma a perda da capacidade da companhia em manter os padrões exigidos.
O COA é um documento que autoriza uma empresa aérea a operar, desde que siga todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos.
Até o momento, a Voepass não se pronunciou sobre a decisão.
Fonte: ANAC / gov.br
Comments