top of page

Wet leasing; Entenda como funciona


Você já reparou que, às vezes, um avião de uma companhia aérea tem a pintura ou a tripulação de outra empresa? Isso acontece, muitas vezes, por meio de um acordo chamado wet leasing, muito comum entre companhias aéreas.


Wet leasing é uma modalidade de contrato na qual a companhia aérea loca a aeronave, a tripulação, a manutenção e o seguro. Também é conhecido pela sigla ACMI, que representa Aircraft (aeronave), Crew (tripulação), Maintenance (manutenção) e Insurance (seguro).


Na prática, a companhia locadora fornece a aeronave pronta para voar. Já a empresa contratante (locatária) é responsável pelos custos operacionais, como combustível, taxas aeroportuárias e venda de passagens.


Normalmente, o wet leasing é bastante utilizado em situações como alta temporada, substituição de aeronaves, abertura de novas rotas ou em casos de restrições operacionais.


No Brasil, um exemplo atual acontece com a Azul Linhas Aéreas, que utiliza aeronaves da companhia portuguesa EuroAtlantic Airways. Esse acordo permite que a Azul opere voos nas rotas Campinas–Lisboa e Recife–Europa, como parte de sua malha internacional.


Para quem viaja, muitas vezes o wet leasing passa despercebido, mas é possível notar pela pintura diferente da aeronave, uniformes da tripulação ou até mesmo pelo idioma falado a bordo.



 
 
 

Comments


bottom of page