Sexto voo de deportação de 2025 dos EUA para o Brasil pode acontecer ainda esse mês
- Miguel Barbosa

- 26 de mar.
- 2 min de leitura

O governo dos Estados Unidos segue em ritmo acelerado com as deportações de brasileiros em situação irregular no país. A sexta operação de repatriação de 2025 já está programada para o fim de março, e mais um voo trará cidadãos deportados de volta ao Brasil. Segundo informações do Sistema de Voos Programados, da ANAC, a missão será novamente conduzida pela Global Crossing Airlines (GlobalX), utilizando um Airbus A320.
O voo GXA-6160 partirá de Alexandria, EUA, na noite de domingo, 27 de março. Após uma escala técnica para reabastecimento Hewanorra, na ilha Santa Lúcia e Porto Rico, a aeronave seguirá para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), onde tem pouso previsto no dia 28.
Após o desembarque dos deportados, a aeronave retornará aos Estados Unidos no voo GXA-6161, partindo de Fortaleza às 9h da manhã do dia seguinte, levando de volta apenas a equipe norte-americana envolvida na operação.
Cronograma de operações previsto (Horário de Brasília):
Alexandria para Hewanorra
Decolagem: 20:30
Pouso: 01:00 do dia 28/03
Hewanorra para San Juan
Decolagem: 02:00
Pouso: 02:30
San Jan para Fortaleza
Decolagem: 03:30
Pouso: 08:00
Todos os voos podem sofrer alterações, atrasos ou cancelamentos.
Após o desembarque, a expectativa é que a Força Aérea Brasileira (FAB) assuma a transferência dos deportados para o Aeroporto Internacional de Confins (MG). Embora a FAB ainda não tenha divulgado informações oficiais sobre essa operação específica, esse procedimento já foi adotado nas últimas missões, incluindo a mais recente, quando um KC-390 Millennium foi utilizado para o transporte até Confins.
Esses voos fazem parte da política do Departamento de Segurança Interna dos EUA para remover estrangeiros sem autorização de permanência no país. Entre os deportados, estão aqueles que entraram ilegalmente nos Estados Unidos, que tiveram pedidos de asilo negados ou que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.









