top of page

Um mês após a devolução do “Brasileirinho”, Azul inicia o processo de devolução de mais um ATR

Imagem: Everson Vansoski via aeronaves.info
Imagem: Everson Vansoski via aeronaves.info

Quase um mês após a partida do ATR 72-600 “Brasileirinho”, mais um turboélice da Azul se prepara para deixar os céus brasileiros.


O ATR 72-600 de matrícula PR-AKM, batizado como “Azul Supimpa”, começa nesta terça-feira (11) seu trajeto de devolução, partindo de Confins (CNF) às 8h com destino a Natal (NAT), primeira etapa de seu translado ao exterior.


Fabricado em janeiro de 2020 e de número de série (MSN) 1594, o turboélice foi incorporado à frota da Azul em dezembro de 2021, por meio de uma compra de oportunidade. A aeronave é arrendada pelo Citibank e operou na companhia por aproximadamente quatro anos.

No dia 8 de novembro, o avião realizou um voo de transferência entre Bauru (JTC) e Confins (CNF), procedimento que antecede a devolução. Desde janeiro de 2025, o turboélice estava armazenado em Bauru, após ter sido retirado de operação.


Durante o período em serviço, o PR-AKM recebeu um adesivo especial em parceria com a John Deere, aplicado entre abril de 2023 e abril de 2024, que identificava a aeronave em homenagem à empresa.


Com a saída do “Azul Supimpa”, a Azul segue com o plano de readequação de frota dentro de seu processo de revisão de contratos de leasing. O trajeto de devolução deve seguir o mesmo padrão adotado pelo "Brasileirinho" passando por Natal (NAT) e Espargos (SID), nas Ilhas Canárias, antes de prosseguir para o destino final na Europa.

bottom of page