Voo da Latam aborta decolagem nos ‘’últimos metros’’ em Guarulhos
- Henrique Saito
- 7h
- 2 min de leitura

Na noite deste Domingo de Carnaval (15/02), uma situação inusitada chamou a atenção no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Um Boeing 777-300 (ER) da Latam interrompeu o processo de decolagem de forma incomum no aeródromo, iniciando a abortagem mesmo após tirar o trem de pouso dianteiro de solo. Entre vídeos de câmeras ao vivo e flagras de spotters, além de dados do FlightRadar24, é possível observar que o avião parou a poucos metros do final da pista 10L do aeroporto. A brusca frenagem causou posterior superaquecimento dos freios. Em comunicação com os passageiros, o comandante alegou uma indicação de superaquecimento nos motores como motivo para o procedimento tomado.
Porquê chamou atenção?
É importante ressaltar que uma decolagem abortada é um procedimento normal, desde que sejam respeitadas as chamadas V-Speeds, velocidades referenciais para o voo. É totalmente incomum, por exemplo (e não poderia ser diferente) que uma aeronave aborte a decolagem após a V1, já que tal velocidade se caracteriza justamente por ser a última V-Speed em que o piloto pode tomar a decisão de abortar o processo. Ela é sucedida pela VR (velocidade em que a aeronave deve começar a rotação e tirar gradativamente as rodas de solo) e pela V2 (velocidade em que a aeronave consegue voar de forma segura mesmo que perca um dos motores). Os riscos de uma abortagem após a V1 são inúmeros, tais quais uma possível excursão de pista ou um superaquecimento de freios que pode resultar em chamas. Pelo fato de a aeronave ter iniciado a abortagem após o início da rotação, uma onda de especulações surgiu sobre uma possível V1 ignorada, mas em casos tão recentes como este, é impossível afirmar o que ocorreu de fato dentro do cockpit. Cabe agora aguardar as investigações que irão apurar os motivos e responder se a decisão tomada foi a melhor possível.
A aeronave envolvida no ocorrido é o PT-MUH, um 777-300 (ER) de 13 anos de idade (MSN 38889), recebido pela antiga Tam em Novembro de 2012. O Boeing cumpria o voo LA-8146, entre Guarulhos e Lisboa. O voo, que deveria decolar às 17:40 e aterrissar por volta das 03:20, estava atrasado e iniciou a decolagem às 19:12. Desde então, ocorreu o imprevisto e não há mais informações sobre o voo de hoje.
O BrasilAviation.info entrou em contato com a LATAM, a companhia informou que está em apuração interna. Atualizaremos esta matéria quando houver novas informações.






