Voos internacionais em Porto Alegre quase triplicam no 1º semestre de 2025
- Miguel Barbosa

- 7 de jul.
- 2 min de leitura

A movimentação internacional no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, registrou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. A frequência de partidas para o exterior saltou de 10 para 27 voos semanais entre janeiro e junho, o que representa um aumento superior a 170%.
Em janeiro, o terminal gaúcho contava com três rotas internacionais: Cidade do Panamá (Copa Airlines), Lima e Santiago (LATAM). A expansão teve início em março, com o retorno da Aerolíneas Argentinas, que passou a operar voos diretos para o Aeroparque (AEP), em Buenos Aires.
Em abril, a TAP Air Portugal retomou os voos diretos para Lisboa. No mês seguinte, foi a vez da GOL inaugurar sua rota para Buenos Aires, enquanto a Copa Airlines ampliou sua operação para voos diários com destino ao Panamá.
Junho trouxe duas novas companhias à malha internacional do aeroporto: a Azul Linhas Aéreas iniciou voos para Bariloche, na Argentina, e a SKY Airline passou a operar a rota para Santiago, no Chile.
De acordo com a Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, o semestre encerrou com 27 partidas internacionais semanais.
O gerente de Aviação Comercial da Fraport, Pedro Navega, destacou que o avanço é resultado de um trabalho conjunto com as companhias aéreas e apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RS). “É fruto de muito esforço coletivo e de negociações extensas e incansáveis com as empresas aéreas, com as quais mantemos uma relação de confiança desde o início”, afirmou.
Para julho, a previsão é que o número de voos internacionais alcance 33 por semana. Além disso, a LATAM deve estrear sua própria rota para Buenos Aires em setembro.
Informações da Fraport Brasil









