Último avião da GOL a ostentar pintura da Varig será retirado de operação
- Miguel Barbosa

- 27 de mai.
- 2 min de leitura

O Boeing 737-800 de matrícula PR-VBL, último da GOL a ostentar a pintura da “Nova Varig”, está descaracterizado e deve ser devolvido à lessora nos próximos dias, encerrando um capítulo marcante da história recente da companhia.
Fabricado em 2007 em Renton, nos Estados Unidos, o jato de número de série (MSN) 34272 foi entregue à GOL em 30 de novembro do mesmo ano, inicialmente registrado como PR-GTW. Pouco depois, foi rebatizado como PR-VBL.

Um dos momentos mais simbólicos de sua trajetória ocorreu em 12 de agosto de 2014, quando realizou o último voo com a pintura da Varig, entre Brasília (BSB) e Confins (CNF). A operação marcou o fim definitivo da era da “Rosa dos Ventos” nos céus do Brasil. Após esse voo, a aeronave foi repintada com o padrão anterior da GOL, permanecendo assim até 2015. Em 2018, adotou a identidade visual atual da empresa.

Em 2024, o PR-VBL recebeu um adesivo especial em homenagem ao Rio Grande do Sul, como parte da campanha “Conheça o Brasil Voando”, promovida pelo governo federal para incentivar o turismo nacional. No dia 21 de outubro de 2024, ele foi o segundo avião comercial a pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após a reabertura do terminal, que estava fechado desde maio devido às enchentes que afetaram gravemente a região. O primeiro pouso foi realizado por um Airbus A320neo da Azul (PR-YSN). O retorno das operações foi possível graças a obras emergenciais para restaurar a infraestrutura do aeroporto.

A “Nova Varig” foi a marca utilizada pela VRG Linhas Aéreas, criada em 2006 após a falência da Varig original. A VRG foi adquirida pela GOL em 2007 e operou temporariamente com o nome Varig até a unificação completa das operações.
Segundo informações exclusivas obtidas pela Brasilaviation.info, o PR-VBL será estocado em Tucson, no Arizona (EUA), destino comum de aeronaves retiradas de operação pela GOL.
Com sua retirada, restam apenas quatro aviões que pertenceram à VRG/Varig na frota da companhia: um Boeing 737-700 (PR-VBQ) e três 737-800 (PR-VBF, PR-VBG e PR-VBK).









