top of page

Airbus A400M espanhol virá ao Brasil transportando helicópteros da Patrulla Aspa para demonstração no país

  • Foto do escritor: Miguel Barbosa
    Miguel Barbosa
  • 11false04 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
  • 2 min de leitura

Atualizado: 42false50 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

A400M Atlas - Imagem: Wikimedia Commons
A400M Atlas - Imagem: Wikimedia Commons

O Brasil deverá receber, nos próximos dias, a visita de um Airbus A400M da Força Aérea da Espanha, aeronave militar de transporte estratégico que será responsável por trazer ao país os helicópteros da Patrulla Aspa, esquadrilha de demonstração aérea do Ejército del Aire.


Segundo informações preliminares, o A400M deverá realizar escala no Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR) no dia 23 de janeiro, seguindo posteriormente para o Rio de Janeiro (GIG) no dia 24 de janeiro. A previsão é de que a aeronave deixe o Brasil no dia 29 de janeiro.


O equipamento será utilizado para transportar cinco helicópteros Airbus H120 Colibri, que compõem a Patrulla Aspa. As aeronaves serão desembarcadas no Brasil para a realização de uma apresentação aérea inédita no país no dia 28 de Janeiro, sendo a primeira vez que uma esquadrilha militar estrangeira de helicópteros se apresenta em território brasileiro.


A Patrulla Aspa é uma das poucas equipes de demonstração aérea do mundo a operar com mais de duas aeronaves em formação, atuando como complemento à tradicional Patrulla Águila, que utiliza aviões CASA C-101 Aviojet. Ambas integram o componente oficial de demonstrações aéreas da Força Aérea da Espanha.


As apresentações fazem parte das celebrações dos 100 anos dos grandes voos intercontinentais da aviação espanhola. Além do Brasil, a esquadrilha também realizará demonstrações em Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.


O transporte dos helicópteros ficará a cargo da Ala 31, unidade da Força Aérea Espanhola especializada na operação do A400M, aeronave conhecida pelo apelido de “Dumbo” dentro da instituição. O avião já deixou sua base em Zaragoza e segue rumo ao Atlântico Sul.


Até o momento, horários exatos e locais das apresentações no Brasil ainda não foram oficialmente divulgados. Novas informações devem ser confirmadas nos próximos dias.

 
 
bottom of page