top of page

ATR “Brasileirinho” da Azul deixa o Brasil após três anos de operação

PR-AKO, aeronave que está deixando o Brasil - Imagem: spotter_aurux via aeronaves.info
PR-AKO, aeronave que está deixando o Brasil - Imagem: spotter_aurux via aeronaves.info

ATR 72-600, batizado de “Brasileirinho”, deixou o Brasil nesta terça-feira (14), marcando o fim de sua operação pela Azul Linhas Aéreas. A aeronave, reconhecida pela pintura especial nas cores da bandeira nacional, estava parada em Confins (CNF) desde o último dia 10.


De matrícula PR-AKO, o turboélice foi construído em Toulouse (TLS) sob o número de série 1556, realizando seu primeiro voo em 1º de abril de 2019. Antes de chegar à Azul, seria entregue à Wings Air, da Indonésia, sob a matrícula PK-WJQ, mas acabou permanecendo na Europa até ser adquirido pela companhia brasileira em uma compra de oportunidade.


O Brasileirinho foi entregue novo à Azul em 24 de dezembro de 2021, após realizar o trajeto TLS–ACE–DSS–NAT-CNF. Operou em configuração de 72 assentos, equipado com dois motores Pratt & Whitney PW127M, e foi arrendado do Citibank.


Durante seu período de serviço, o ATR registrou um incidente em 22 de novembro de 2023, quando sofreu impacto de cauda ao pousar no Aeroporto do Recife (REC). A aeronave passou por reparos e retornou às operações em 21 de dezembro de 2023.


Em 13 de maio de 2025, o PR-AKO foi retirado de operação, iniciando o processo de devolução ao proprietário. Desde então, passou por períodos de armazenamento (STD) em Jundiaí (JTC), Belo Horizonte/Pampulha (PLU) e Confins (CNF).


Agora, o turboélice parte de Natal (NAT) com destino à Ilha do Sal (SID), em Cabo Verde, e seguirá para Lanzarote (ACE), nas Ilhas Canárias, antes de continuar rumo à Europa continental. Ainda não há informações confirmadas sobre seu próximo operador.


Com pouco mais de três anos na frota, o Brasileirinho encerra sua trajetória pela Azul em meio à redução de frota regional e ao processo de reestruturação da companhia, que vem devolvendo parte de suas aeronaves arrendadas.

bottom of page