Mais um ATR 72 da Azul está pronto para ser devolvido
- Miguel Barbosa

- 8 de jan
- 1 min de leitura

A Azul Linhas Aéreas iniciou nesta semana a devolução de mais um turboélice ATR 72-600. A aeronave da vez é o PR-AKN (MSN 1596) e tinha nome de batismo “Prosa Azul”, que estava estocado no Aeroporto de Bauru (JTC) e era um dos aviões listados para devolução desde o primeiro semestre de 2025.
O processo de readequação da malha e da frota da companhia ganhou força após o início da reestruturação financeira sob o Chapter 11, onde diversas aeronaves foram selecionadas para retornar aos seus proprietários (lessors). O PR-AKN faz parte de um lote de turboélices que chegaram à Azul em uma "oportunidade de mercado" no final de 2021. Originalmente, este avião deveria ter sido entregue à indonésia Wings Air (Grupo Lion Air), mas após a desistência da companhia asiática, a Azul aproveitou as condições favoráveis de leasing para incorporá-lo junto com seus irmãos PR-AKM e PR-AKO, que já foram devolvidos recentemente.
A despedida do "Prosa Azul", como era batizado, começou no nesta segunda-feira (5), quando realizou um voo de traslado de Bauru (JTC) para o Aeroporto Internacional de Confins (CNF). Em Belo Horizonte, o turboélice passou pelos trâmites burocráticos e técnicos necessários para o redelivery.
Hoje, 8 de Janeiro, a aeronave realizou um voo de teste para certificar que todos os sistemas estão operacionais para a travessia do Atlântico. Se não houver mudanças no planejamento, o PR-AKN decola amanhã, por volta das 08h00, cumprindo a rota de exportação saindo de Confins (CNF), indo para Natal (NAT) e logo depois rumo à Europa, partindo para Ilha do Sal (SID).









