Boeing 777 da LATAM que abortou decolagem após início da rotação apresentou indicação de alta temperatura em motor, diz CENIPA
- Miguel Barbosa

- há 7 horas
- 2 min de leitura

O CENIPA passou a registrar oficialmente a ocorrência envolvendo um Boeing 777-300ER da LATAM Airlines Brasil na noite do Domingo de Carnaval (15/02), no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (GRU).
A aeronave interrompeu a decolagem já na fase final da corrida, iniciando o procedimento de abortagem após o início da rotação. Registros de câmeras ao vivo, vídeos feitos por spotters e dados do FlightRadar24 apontam que o avião atingiu aproximadamente 178 nós (cerca de 330 km/h) antes da rejeição. As informações também indicam que a parada ocorreu a poucos metros do final da pista 10L. A frenagem intensa resultou em superaquecimento dos freios.
Em comunicação com os passageiros, o comandante informou que houve indicação de superaquecimento em um dos motores.
Segundo o Painel do SIPAER, o voo tinha previsão de decolar de SBGR com destino ao Aeroporto Humberto Delgado (LPPT), em Lisboa, para realizar transporte aéreo público regular.
Durante a corrida de decolagem, foi registrada indicação de temperatura acima do limite no motor nº 2. Os procedimentos previstos foram executados e a decolagem foi abortada. A aeronave deixou a pista por meios próprios e, posteriormente, foi entregue à equipe de manutenção. Além disso, o CENIPA não investigará o caso.
O registro classifica o evento como ocorrência aeronáutica, cabendo agora a análise técnica dentro do sistema de investigação do SIPAER.
Por que o caso chamou atenção?
A decolagem abortada é um procedimento previsto nos manuais e treinado pelas tripulações, desde que respeitadas as chamadas V-Speeds, velocidades referenciais da fase de decolagem.
A V1 representa a última velocidade em que é possível decidir pela interrupção da decolagem. Após esse ponto, a recomendação padrão é prosseguir com o voo, salvo situações críticas. Na sequência estão a VR (velocidade de rotação) e a V2 (velocidade de segurança para subida mesmo em caso de falha de motor).
Como a abortagem ocorreu já com a rotação iniciada, surgiram especulações sobre uma possível decisão além da V1. No entanto, somente a apuração técnica poderá determinar os parâmetros exatos da operação.
O avião envolvido é o PT-MUH, Boeing 777-300ER de 13 anos (MSN 38889), recebido pela antiga TAM em novembro de 2012. A aeronave operava o voo LA8146, com partida programada para 17h40 e chegada prevista em Lisboa às 03h20. Devido a atraso, a decolagem foi iniciada às 19h12, quando ocorreu a interrupção.
Em nota, “A LATAM Airlines Brasil esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) deste domingo (15 de fevereiro) interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação.”
“A LATAM ofereceu assistência a todos os clientes, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as suas operações.”
O momento da abortagem foi registrado em vídeo pelo canal Aviação Guarulhos JPD, parceiro do BrasilAviation.info, mostrando a aeronave interrompendo a corrida na parte final da pista 10L e realizando frenagem intensa até a parada completa ainda dentro dos limites do aeródromo.









